Fui fazer Yoga com o objetivo de preparar meu corpo para o tão sonhado parto normal/natural. Na turma (foto) fiz amizades maravilhosas e fui alertada de que poderia acabar numa cesárea desnecessária se não mudasse de médico. Foi lá também que aprendi algo que levo pra vida inteira: encontrar o conforto no desconforto.

Explico: engana-se quem pensa que Yoga é uma “modalidade light” de atividade física. Numa sociedade obcecada pela magreza (especialmente a magreza feminina) as atividades mais contemplativas acabam sendo preteridas em favor de esportes mais vigorosos, que prometem queima calórica recorde.

Eu só me rendi à Yoga porque eu queria, em primeiro lugar, acalmar minha mente frenética. E percebi que uma mente mais tranquila influenciaria diretamente na minha alimentação e ganho de peso durante a gravidez. Também descobri que Yoga não era nada da “moleza” que eu, do alto da minha ignorância, pensava que era. Trata-se de uma série de exercícios que exigem muito do corpo e do espírito.

E a maior lição foi essa: no meio das posturas quase impossíveis, achar aquele lugarzinho, cujo esforço não é nem sobre-humano e nem pequeno demais. Encontrar o espaço que separa a desistência da persistência, a linha fina entre o desistir e o prosseguir… e ficar ali, respirando, encontrando e buscando novamente meu próprio eixo.

Isso foi muito útil pra mim no parto, um dos momentos mais intensos e desafiantes da minha vida. Eu estava ali, parindo não só minha filha, mas a mim mesma e sentindo uma dor nunca antes experimentada. A lembrança do conforto no desconforto me salvou em muitos momentos naquelas quase 40 horas de espera.

Anos depois de dar à luz, me vejo novamente nessa prática, reaprendendo a encontrar meu eixo, porque sinto que minha identidade vem sendo lapidada e reconstruída a partir da maternidade. E mais uma vez, me encontro nessa busca do conforto no desconforto, levando para os desafios do cotidiano essa sabedoria de entender que a vida às vezes dói, mas que também no meio da dor existe muita alegria e superação. #alternativasdaeducacao #confortonodesconforto #yogaparagestantes #yogaparagestante #yogainspiration #yogatherapy

Anúncios